quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Porque temos pele de morango quando queríamos ter pele de pêssego, ou, o que fazer para fechar os poros?

Uma pele lisa e macia, firme, corada e com os poros invisíveis as olho nu. Não é esse o nosso sonho quando olhamos no espelho?Mas a realidade é que o nosso espelho não é mágico como o da madrasta da Branca de Neve, mas ele também não mente. Os poros estão ali, perfeitamente visíveis, e parecem que com o tempo estão ficando cada vez maiores, não é mesmo? Pois é: poros dilatados estão no topo da lista das reclamações femininas em relação à pele, principalmente daquelas que tem pele oleosa, ou seja, a grande maioria das brasileiras.
Mas porque a natureza colocou os poros maiores bem no rosto? Não seria melhor se eles estivessem em algum lugar onde a gente não pudesse vê-los com tanta freqüência, afinal como diz o ditado o que os olhos não vêem o coração não sente? Provavelmente a natureza não imaginava que as pessoas iriam considerar os poros dilatados como um problema e, portanto, os colocou no rosto por algum bom motivo.
Os poros são pequenas (ok, comparativamente pequenas) passagens para o óleo que é produzido pelas glândulas sebáceas até atingirem a superfície da pele. Existem aproximadamente 300.000 glândulas desse tipo na pele humana. A maior concentração fica no rosto, no pescoço e nas costas. Essas glândulas produzem cerca de 30 ml de óleo por dia!
Muita disciplina para transformar a pele de morango em pele de pêssego!
O óleo forma uma barreira protetora na pele que previne a perda de umidade e ajuda a manter a pele macia e resistente aos danos causados pelo meio ambiente. Considerando o fato de que a pele do rosto é mais fina que no resto do corpo e que ela está constantemente exposta ao Sol, ao vento, ao frio e ao calor, ela precisa muito dessa proteção extra.
O desafio é manter um bom equilíbrio entre a atividade das glândulas sebáceas e as necessidades reais da sua pele. Os problemas começam quando os poros têm que dar passagem para uma quantidade muito grande de óleo. Os poros aumentam devido a pressão do excesso de fluxo de óleo e então tornam-se visíveis. Uma vez que eles aumentam, os poros não voltam a diminuir (ok, encosta sua cabecinha no meu ombro e chora…). Não existem músculos em volta dos poros para contrair essa abertura.
Mais em mais poros podem ficar visíveis com a idade. Isso ocorre porque com o tempo a pele perda elasticidade. Então conforme a pele vai ficando flácida os poros se tornam mais óbvios (tá, eu vou me suicidar ali e já volto).
Dentro desse cenário tão cinzento quanto essa quarta-feira em Paris o que a gente pode fazer para minimizar o problema?
Primeiro você tem que pensar que manter os poros fechados é uma espécie de maquiagem, ou seja, algo que você vai ter que fazer sempre que queira conseguir esse efeito. É como usar curvex para deixar os cílios para cima ou fazer escova para alisar os cabelos. Não existe um tratamento para fechar os poros definitivamente.
Manter os poros limpos é a primeira coisa que você deve fazer para deixar eles menos perceptíveis e prevenir que aumentem. Quando o óleo produzido se mistura com a sujeira e com as células mortas da pele eles ficam obstruídos e aí aumentam para dar passagem ao óleo que continua sendo produzida pelas glândulas sebáceas lá embaixo. Então tudo que eu falei que pode ser feito para prevenir e minimizar os famosos cravos também serve para minimizar os poros. Volta  para se lembrar.
Depois de limpar, o uso de produtos adstrigentes podem fechar temporariamente os poros. Mas cuidado para não usar produtos com muito álcool na sua composição ou que deixem a pele muito ressecada porque nesse caso haverá um efeito rebote de mais produção de óleo. O mesmo vale para evitar água muito quente no rosto: a água pelante resseca a pele, dilata os poros e ainda estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Então lembre-se: água fria ou no máximo morna para lavar o rosto! Se você tem a pele sensíveis mais cuidado ainda no uso de loções adstrigentes já que muitos contém substâncias que irritam a pele.
Além dos adstrigentes, existem alguns bons produtos no mercado que ajudam a manter os poros fechados por algum tempo, melhorando o aspecto da sua pele.
Alguns produtinhos que ajudam a controlar a oleosidade e mininizar o aspectos dos poros dilatados.
La Roche Posay Effaclar M – La Roche-Posay R$ 62,90

Bisou.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário